Paco Díez (música trad ibérica)

Marzo 29, 2018

nota:

Começa seu caminho em 1975 com o objetivo de recuperar, preservar e difundir a Música Tradicional de Castela e Leão, apesar de em seus recitais sempre interpretar melodias e ritmos não ligados ao seu âmbito regional, em prol da divulgação da Cultura Musical Ibérica.

Funda LA BAZANCA em 1980, grupo que tem passado por diversas formações até os nossos dias, no qual coexistem influencias musicais ricas e variadas que, junto à sua contínua preocupação pela busca de novas sonoridades e do uso dos instrumentos herdados diretamente da Tradição Musical Castelhana, fazem que PACO DÍEZ com voz, violão, sanfona, gaitas de fole e percussões, desfrute de uma personalidade própria, apoiado além do mais por um necessário e rigoroso trabalho de recopilação do Saber Tradicional pelas mais diversas comarcas da Espanha e Portugal.

Como solista é um dos maiores expoentes da Música Judeu-Espanhola a nível nacional e internacional, tendo sido condecorado pelas autoridades sefarditas (ANL) pelo seu esmero na difusão da sua Música e Cultura.

Os Instrumentos Tradicionais Ibéricos constituem sua especialidade profissional sobre a que é assíduo conferencista pela Espanha, Europa e América.

Os concertos e conferências do Paco Díez já superaram amplamente os dois mil e, dado que sua contagem seria larga e desnecessária, destacaremos suas numerosas excursões pela França (24), Alemanha (3), Itália (4), Grécia (2), Suécia, Portugal (11), Eslovénia (2), Bulgária (2), Polônia, Israel (2), Peru, Chile (3), Argentina (4), Bolívia (2), Paraguai (2), Uruguai, Brasil (4), Marrocos e Estados Unidos (3) convertendo-se em um dos mais prestigiosos intérpretes dos Circuitos folk, assim como reconhecido embaixador da Língua e Cultura Tradicionais da Espanha.

AXENDA

Facebook

3 hours ago

Ábrete de orellas
Xa case está completado o micromecenado do libro ilustrado Galicia MusiCalidade.Aínda estades a tempo de participardes, pois o prazo foi ampliado até o 1 de marzo.Unha curiosidade: o director orelludo encargouse do prólogo en galego e castelán, pois o libro aparecerá en dúas edicións.🎶📘 “#Galicia MusiCalidade”, un libro ilustrado, accesible y cautivador sobre la música contemporánea gallega para amantes de la música y quien se esté iniciando en la escena.Disponible en castellano o gallego. ¡Paséate por esta tierra de acordes! 👉 vkm.is/musicalidade ... See MoreSee Less
Ver en Facebook
22:00 h.
A Arca da Noe, Vilar de Santos.