Fred Martins

Agosto 15, 2018

nota:
15 de agosto, às 21, concerto do brasileiro Fred Martins.

Destacado entre os artistas da sua geração, o cantor e compositor Fred Martins oferece um repertório autoral muito variado e muito relacionado com a tradição musical do artesanato da canção no Brasil. A sua musica dialoga com o samba e a bossa nova, mesclando também elementos de outros estilos e incursões pela world music.

Dono de criatividade e ritmos bastante particulares, Fred Martins é reconhecido pela crítica como um dos maiores compositores de sua geração.

Fred Martins desenvolveu uma relação especialmente profunda com a música brasileira ao transcrever, durante dez anos, partituras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil para os famosos songbooks produzidos por Almir Chediak.

O talento do compositor foi também reconhecido pelo prestigiado PRÉMIO VISA DE MÚSICA BRASILEIRA (9 ª edição, 2006), que lhe atribuíu o prémio máximo de MELHOR COMPOSITOR, por votação unânime do júri e do público. Em decorrência do prémio, Fred gravou o especial de TV “Tempo Afora” (Canal Brasil/ Globosat), posteriormente lançado em DVD.

As suas composições conquistaram nomes consagrados da MPB e foram gravadas em disco por outros artistas como Renato Braz (“Por um Fio”), Ney Matogrosso (“Novamente” e “Tempo Afora”), Maria Rita (“Sem Aviso” e “Perfeitamente”) e Zélia Duncan (“Hóspede do Tempo” e “Flores”), entre outros.

Fred Martins participou, entre outros eventos, nos festivais internacionais “LULA WORLD 2014″ (CANADÁ), MÚSICAS PORTUÁRIAS”, “CANTOS NA MARÉ” (GALIZA), no “FESTIVAL DE VERÃO DE MÚSICAS DO MUNDO de VILA REAL” (PORTUGAL) e no “FESTIVAL JAWHARA” (MARROCOS).

De momento, Fred apresenta ao vivo o seu primeiro disco solo a ser gravado na Europa. Em Para além do muro do meu quintal (que incluirá músicas representativas de 20 anos de carreira), participam músicos do Brasil, Galiza, Portugal e Argentina.

Facebook

6 hours ago

Ábrete de orellas
De VACAS , a canción de Titanic e 20 anos do Prestige. 😂👌👏👏👏 ... See MoreSee Less
Ver en Facebook
21:00 h.
A Arca da Noe, Vilar de Santos.